Projetos

Pequeno Cidadão – É o projeto-tema em desenvolvimento neste ano 2016. O objetivo é mostrar às crianças, através de atividades multidisciplinares, a importância das tarefas do dia, seja no lar, na escola, no bairro ou na cidade. O trabalho também visa a enfatizar os momentos de lazer, a importância do brincar. Ou seja, tem hora para tudo! E tudo pode ser muito bom. A música tema é “Pequeno Cidadão” (de Arnaldo Antunes, ouça aqui). Na medida em que o projeto for avançando, postaremos aqui mais informações.

Sacadin (projeto fixo): Moeda fictícia que circula na escola, adquirida por alunos que demonstram, através de ações planejadas ou espontâneas que são preocupados com aprendizado, com o meio ambiente e com o amor ao próximo, entre outras. O objetivo é que criem bons hábitos como, por exemplo, reciclar lixo (a escola é ponto de coleta de materiais recicláveis), ir com o uniforme de forma adequada, entre outros. Podem ser trabalhados diversos aspectos. Os alunos também são estimulados a poupar, e recebem os primeiros conceitos da educação financeira. A moeda também serve de estímulo ao aprendizado da matemática. Periodicamente, são realizados pelos próprios alunos bazares de brinquedos, roupas e sapatos velhos na escola, nos quais os estudantes usam os sacadins para comprar itens uns dos outros. É incrível ver a satisfação da criança em vender, comprar e poupar!

G3 – Gentileza Gera Gentileza: Desenvolvido desde fevereiro de 2015 no Instituto Educacional Querubim/Sara Camilo com todos os alunos, o projeto pedagógico vem sendo abordado nas diferentes disciplinas, tendo como parâmetros as áreas de saúde, social, urbana, financeira e ambiental. São trabalhos de campo, excursões, palestras, campanhas para ajudar entidades de caridade, gincanas entre outras atividades que pretendem mostrar aos alunos como é bom ser gentil com o amigo, com a família, com a saúde, com a cidade e com o meio ambiente. A música-tema é “Rap da Gentileza” (de Tia Keyla, ouça aqui). Aspectos como caridade, combate a dengue e regras de trânsito são exemplos de temas frequentemente abordados. As crianças adoram ser gentis!

Eu amo brincar radicalmente (projeto fixo) – Desenvolvido ao longo dos anos de 2013 e 2014 com toda a comunidade escolar, o projeto é um resgate às brincadeiras antigas, da época da Vovó, pouco praticadas pelas novas gerações, como amarelinha, queimada, corre-cutia, entre outras. A Arte é uma das áreas bastante explorada com a construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis. A participação de pais e avós neste projeto é imprescindível. O objetivo é o estímulo, de forma lúdica, à atividade física, à socialização e à valorização da convivência. O projeto surgiu em decorrência da percepção de educadores e pais de que alguns alunos estavam deixando de brincar com outras crianças em função dos modernos jogos eletrônicos.

Anúncios